Cerca de 2.400 pessoas, entre moradores de Foz do Iguaçu, empregados(as) de Itaipu e seus familiares, reuniram-se na tarde do último sábado (15), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) para comemorar os 35 anos do espaço de conservação.
No local, foi realizada uma edição especial do Museu em Ação, evento tradicionalmente realizado no Ecomuseu de Itaipu. Os visitantes participaram de oficinas (como as de pipa e de cama de gato) e brincadeiras típicas das festas juninas, além de se divertir com as apresentações de uma quadrilha de pernas de pau e do Projeto Viola Lindeira. Alguns também fizeram uma visita especial ao recinto das onças, uma das atrações mais famosas do Refúgio. Todas as atividades foram voltadas ao trabalho de conservação de fauna e flora, desenvolvido pelo Refúgio.
O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer, ressaltou a importância de comemorar os 35 anos do Refúgio Biológico, pela importância do espaço e por se tratar de uma unidade que atende a população, assim como o Ecomuseu:
“É trazer a sociedade e a comunidade para ter contato com a natureza e aprende rum pouco a importância da conservação ambiental para a vida das pessoas, da sociedade e da economia brasileira”.
Leila Alberton, da Divisão de Educação Ambiental IB, destacou a importância da aproximação da comunidade com as iniciativas ambientais que são desenvolvidas no Refúgio:
“O Refúgio é um espaço importante de cuidado da nossa fauna, da nossa flora. Então, quando a gente traz atividades diversificadas, quando a gente traz a comunidade pra dentro do Refúgio, a gente da oportunidade que ela conheça e também conviva harmoniosamente com esse espaço, e ela possa entender que é um espaço nosso, da Itaipu e da comunidade”.
Sobre o Refúgio
O Refúgio Biológico Bela Vista é um espaço de educação ambiental que integra o turismo com a conservação da natureza local. Foi criado em 1984, visando a preservação de plantas e animais depois da formação do reservatório de Itaipu.
Hoje, além de referência em conservação, é também um destino turístico conhecido pelo contato com a natureza, que abriga alguns animais como onça-pintada, harpia, jaguatirica, quatis, jacaré, urubu-rei e uma diversidade de plantas.
As visitas turísticas são promovidas de terça a domingo, com duração média de duas horas. Os ingressos e mais informações estão disponíveis no site: www.turismoitaipu.com.br.