A expansão urbana e das áreas destinadas a atividades agrícolas vem afetando a quantidade e qualidade das águas subterrâneas, como o caso do Sistema Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo. Diante da relevância do tema, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vai sediar um workshop internacional sobre o assunto entre os dias 3 e 7 de junho.
O workshop “Avaliação dos impactos na quantidade e qualidade da água subterrânea e sua mitigação” tem como objetivo fornecer modernas ferramentas para a solução de atuais e futuros desafios relacionados a este importante e estratégico recurso, permitindo uma gestão mais sustentável.
O evento é direcionado para técnicos e profissionais do governo, e representantes do setor privado e de organizações não-governamentais e está sob a organização do PTI, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), em parceria com a Itaipu Binacional, o programa GRAPHIC da Unesco e o Centro Regional para la Gestion de Aguas Subterraneas America Latina y el Caribe (CeReGAS).
As pré-inscrições para uma das 20 vagas ofertadas podem ser realizadas até 15 de maio pelo endereço https://webforms.pti.org.br/workshopcih. Os participantes serão selecionados de acordo com a experiência prévia com o tema, relevância dos trabalhos e perspectivas de aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas áreas de estudo, conforme explica Nara Nami Gazzola, gerente do CIH, considerado um dos Centros de Categoria 2 da Unesco.
“É um curso de alto nível e a ideia é que a discussão também seja de alto nível, então por isso que temos este processo seletivo, para que as pessoas ao fazer a inscrição digam quais são as suas aptidões ou qual o seu grau de experiência na temática de águas subterrâneas, e também trazer qual é o aquífero em que cada um trabalha para que as discussões sejam acerca disso”.
A gerente também ressaltou que a realização do workshop de alto nível representa uma soma de esforços entre os parceiros.
“O PTI/CIH sempre trabalhou com gestão de recursos hídricos, e recentemente nós firmamos um convênio com a Itaipu Binacional para tratar sobre a questão de águas subterrâneas do Sistema Aquífero Serra Geral, e isso casou com a necessidade do GRAPHIC, que é um programa da Unesco, de juntar esforços para realizar esse workshop”, complementa.
Um dos responsáveis por repassar os conteúdos será Henrique Chaves, professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do programa GRAPHIC no Brasil. Em sua apresentação, ele vai exibir algumas tecnologias utilizadas pelo programa para monitorar, diagnosticar o uso da água subterrânea em seus aquíferos e ainda encontrar medidas preventivas e mitigadoras para diminuir os impactos negativos que já ocorrem.
“É exatamente a importância da conservação e do uso racional da água subterrânea, considerando não apenas os impactos que nós temos, como, por exemplo, das mudanças climáticas, mas também o uso que a sociedade faz desse recurso, que pode muitas vezes sobreutilizar essa água, diminuindo a sua oferta, ou também contaminá-la”.
Diversas atividades integram a programação do workshop. Além de Chaves, destaque para a participação de especialistas como Alberto Manganelli, do CeReGAS, e Jay Reager, da Nasa, que irá trazer detalhes do satélite Grace e como as suas i magens podem ser úteis no processo de estimativa do volume e da dinâmica da água subterrânea.
Serviço
Workshop Internacional “Avaliação dos impactos na quantidade e qualidade da água subterrânea e sua mitigação”
Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
Data: de 3 a 7 de junho
Mais informações: https://webforms.pti.org.br/workshopcih