A experiência da Itaipu e do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) vai ajudar o Paraná a criar um Plano Estadual de Segurança de Barragens. Nesta semana, o engenheiro civil da Itaipu, Dimilson Pinto Coelho, gerente da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura, falou sobre o tema na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Em sua apresentação, Dimilson falou sobre as normas de segurança em barragens adotadas por Itaipu, que fazem da usina uma das mais seguras do mundo. O engenheiro explicou a diferença entre barragens de mineração e usina hidrelétrica, além de atualizar sobre as leis que regem o tema no País e como é feito o monitoramento da barragem de Itaipu, por meio de 8 mil sensores e 94 mil leituras por ano.
“Estas inspeções geram relatórios específicos até um último relatório, o board de consultores internacional, que ocorre a cada quatro anos e avalia o comportamento estrutural da barragem. O último encontro do board ocorreu em novembro de 2018, relatando que a barragem de Itaipu está em perfeitas condições e extrema qualidade”, afirmou.
O convite à Itaipu partiu do deputado estadual Requião Filho (MDB). A ideia é que projeto de lei adeque o Paraná às diretrizes da Lei Federal nº 12.334, de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança nas Barragens.
(Assessoria)