O susto com a cor vermelha do rio que corre perto de casa levou três crianças a questionarem o pai agricultor sobre o que estava acontecendo. O desfecho dessa estória pode ser conferido no livro “O Mistério do Ribeirão Vermelho”, uma obra dedicada a tratar sobre a história das práticas agrícolas sustentáveis para o público infantil.

A coloração atípica do ribeirão chamou atenção das crianças. Crédito: divulgação/OMisteriodoRibeirãoVermelho
Inspirado na trajetória de Herbert Bartz, agricultor pioneiro na América Latina na adoção do que mais tarde foi chamado de sistema de plantio direto, o livro tem o objetivo de conscientizar, de forma lúdica e didática, alunos do ensino fundamental sobre o respeito à natureza e a conservação do meio ambiente.
Marie Bartz, bióloga e filha do pioneiro do plantio direto, explica como surgiu a ideia de produzir o material.
“Na verdade ela era uma cartilha pedagógica que acabou virando um livro didático infantil. Germinou a ideia junto com a biografia do meu pai que foi lançada ano passado. O mesmo jornalista que escreveu a biografia do meu pai a gente já tinha conversado porque era uma vontade muito grande nossa de começar introduzir esse conceito de plantio direto para o público infantil, para as crianças”.

A linguagem lúdica faz parte da facilitação no entendimento do tema. Crédito: Divulgação/OmisteriodoRibeiraoVermelho
Ainda de acordo com Marie, a escolha pela linguagem lúdica é estratégica para abordagem do tema.
“É um linguajar de fácil assimilação que não é só para as crianças, mas também para os adultos e para o público em geral. Mas as crianças são o foco porque elas são nosso futuro. São das crianças e dos jovens que estamos formando que depende o futuro. A partir do momento que a gente consegue criar uma linguagem que eles conseguem entender a gente consegue plantar uma sementinha que quando eles forem adultos terão uma consciência melhor formada”.
O sistema plantio direto trata-se de uma técnica conservacionista de manejo do solo que possui três principais características: o não revolvimento do solo, a rotação de culturas e a cobertura permanente do solo.

O sistema plantio direto é uma técnica conservacionista de manejo do solo. Crédito: Divulgação/OmisteriodoRibeirãoVermelho
A produção do livro contou com o apoio da Itaipu Binacional e da Federação Brasileira de Plantio Direito e Irrigação. A publicação está disponível em português, espanhol, Inglês, francês e alemão no site febrapdp.org.br.