Em 2018, a Itaipu Binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Rede Nossa São Paulo promoveram o 2º Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para Construção da Agenda 2030. Ao todo, 137 iniciativas foram inscritas e a Web Rádio Água aproveita para destacar algumas das selecionadas.
Há sete anos o Programa Campo Fácil promove ações para garantir apoio a cerca de 1.200 famílias de produtores rurais de Ubiratã, no Noroeste do Paraná, e região, em diversas frentes, a fim de garantir a permanência dessas pessoas no campo. O atendimento e a assistência técnica aos agricultores familiares têm apresentado resultados como a melhoria da qualidade de vida no município e a redução do êxodo rural.
A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubiratã, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, explica que o Programa atualmente envolve várias ações destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
“O programa Campo Fácil da forma como ele é aplicado na nossa cidade de Ubiratã ele extrapola um pouquinho o convênio original, porque a gente hoje considera como se fosse um grande guarda-chuva. Guarda-chuva no sentido de cada um com suas hastes ter pendurado outros programas e outros projetos para valorizar a agricultura familiar.Por exemplo, dentro do programa Campo Fácil nós também temos o programa de apoio ao cooperativismo, onde nós orientamos esses produtores da agricultura familiar a se organizar em cooperativas”.
Magron citou outras atuações do programa ligadas, por exemplo, ao apoio a armazenagem, transporte e comercialização dos produtos de origem do campo; o suporte para que agricultores tenham acesso a investimentos para aquisição de veículos e pequenas construções; e o programa de Bacias Hidrográficas, desenvolvido com a Itaipu Binacional. “A Itaipu tem nos ajudado e muito, principalmente na adequação das estradas, pedras poliédricas, cascalho. E ultimamente agora nós recebemos o barracão para coleta seletiva de material, o que faz com que a gente possa melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”.
Além do Concurso de Boas Práticas, o Programa Campo Fácil já recebeu outras premiações pela sua atuação, como o reconhecimento do Programa Cidades Sustentáveis e o Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. “Tudo que possa beneficiar o produtor rural, principalmente aquele pequeno da agricultura familiar, nós estamos aqui para poder colaborar, pra poder ajudar, e o produtor encontra dentro da prefeitura um ambiente favorável para que ele possa se fortalecer e tirar suas dúvidas, para que a gente possa ter uma consultoria gratuita de uma forma onde eles possam crescer”.