Em 2018, a Itaipu Binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Rede Nossa São Paulo promoveram o 2º Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para Construção da Agenda 2030. Ao todo, 137 iniciativas foram inscritas e a Web Rádio Água aproveita para destacar algumas das selecionadas.
O que começou como uma estratégia para conscientizar os alunos da Escola Rural Municipal Almirante Barroso, no distrito de Curvadinho em Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Paraná, logo destacou-se por toda a comunidade. O projeto multidisciplinar para promover uma escola sustentável, que teve início em 2015, tem como objetivo a promoção de práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.
Por meio do projeto, foram promovidas práticas sustentáveis de conservação do meio ambiente e destinação adequada de resíduos, como o descarte do lixo. O ambiente escolar foi todo reformado com o intuito de melhor atender os alunos, além da adoção de medidas de consumo consciente de energia elétrica, água, alimentos e materiais escolares.
Em sua primeira edição, apenas escolas estaduais participaram da ação. Já em 2016, o projeto foi aderido por escolas municipais e, por fim, em 2017, foi ampliado também para os Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs. Em sua participação no 2º Concurso de Boas Práticas, em 2018, o reconhecimento da abrangência do projeto o levou à 2ª posição da classificação geral.
O engenheiro ambiental da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Marco Chaves, ressaltou a importância do projeto para sua subsequente repercussão no município.
“O grande destaque desse projeto realizado pela Escola Almirante Barroso, no distrito de Curvado, é o envolvimento de toda comunidade. E quando digo toda, é toda a comunidade mesmo. É uma escola pequena, são poucos alunos, é uma escola de uma vila do município, mas que acabou abrangendo todos os moradores da vila, todos aderindo a esse projeto. Envolveu desde a questão de horta, paisagismo da escola, reforma da escola. Eles fizeram curso do projeto para instalar um laboratório de informática para os alunos, houve parcerias com diversas empresas da cidade que doaram material pra eles. Enfim, foram muitas ações dentro da escola e também alcançando fora da escola. Isso mudou o próprio comportamento dos moradores. A campanha, por exemplo, da coleta seletiva aumentou muito a separação do material, melhorando a separação desse material para ir para os catadores, então esse foi o grande mérito do projeto: o envolvimento que, por iniciativa de uma escola, alcançou toda uma comunidade.”
O engenheiro também avaliou o prêmio Escola Sustentável como um indutor de boas práticas do município, reconhecendo não apenas o trabalho realizado pela escola, mas também o de outras instituições de ensino.
“Essa é uma das que se destacaram, mas tivemos muitas escolas participando e todas, de acordo com sua realidade, fizeram muitas ações com os alunos, com os professores, a direção, pais e alunos. Isso causa um impacto muito positivo, quando você tem instituições de todo o município ao mesmo tempo realizando diversas ações. Isso foi muito bacana e é algo que pretendemos dar continuidade”