O projeto de pequenas redes de distribuição de energia chamado de microgrids, desenvolvido por meio de uma parceria da Itaipu, Centro Internacional de Energias Renováveis Cibiogás e a Copel foi apresentado a produtores, representantes de instituições ligadas ao sistema de produção de energia e visitantes do Show Rural Coopavel, em Cascavel, durante a semana do evento.
As microgrids são um conceito de geração e uso da energia que promete ser o futuro do sistema elétrico. A partir do convênio firmado, em 2018 entre Itaipu, Copel e o CIBiogás, as duas empresas de energia investiram na implantação de um projeto-piloto nesta modalidade, no município de São Miguel do Iguaçu, oeste do Estado. O piloto do projeto fica na Granja Colombari, que já dispõe de uma planta de biogás com biodigestores. A matéria-prima são os dejetos da produção de suínos, como explicou a engenheira mecânica do CIBiogás, Larrisa Schmmoler.
É um projeto bastante inovador, é um conceito novo, e por isso estamos trabalhando em uma parceria com a Itaipu e a Copel, importante para o sucesso do projeto. Que funciona com o atendimento as propriedades quando cai a energia elétrica, aí entramos com o fornecimento da energia com a produção de biogás.
Projeto que foi bem visto durante a apresentação no estande da Itaipu Binacional, durante o 31º Show Rural Coopavel. Oportunidade de mostrar mais a ideia aos demais produtores rurais de toda região, como enfatiza a engenheira Larissa Schmmoler.
Todos os nossos envolvidos no projeto estão aqui, como fornecedores, de quem está lá no campo, isso é importante por juntar todos os participantes, desde os clientes e quem vai fornecer e viabilizar o projeto. Conhecer e entender o conceito é importante para quando chegar no mercado todos estarem conhecendo.