Em 2018, a Itaipu Binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Rede Nossa São Paulo promoveram o 2º Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para Construção da Agenda 2030. Ao todo, 137 iniciativas foram inscritas e a Web Rádio Água aproveita para destacar algumas das selecionadas.
Há 13 anos, o Projeto Florir Toledo oferece a adolescentes em situação de vulnerabilidade uma oportunidade de qualificação profissional e crescimento pessoal, que engloba ações ativas de proteção ao meio ambiente incentivando o protagonismo juvenil sem deixar de lado o fortalecimento do convívio familiar.
A cada ano, 50 jovens participam do projeto em atividades realizadas no contraturno escolar. La eles aprendem, por exemplo, como é o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento, além de realizarem plantios de mudas e participarem de ações de sensibilização junto à comunidade.

Foto: Fabio Ulsenheimer.
Além da vertente ambiental, o projeto também aposta em atividades recreativas, culturais, pedagógicas e esportivas, todas fundamentais para o desenvolvimento social dos adolescentes. De acordo com Oseias Soares do Santos, coordenador do Projeto Florir, o trabalho é gratificante e já trouxe resultados importantes:
“O sentimento de fazer parte desse programa é grandioso. Já vou para 13 anos a frente do programa e durante esses 13 anos você acaba participando de diversas histórias. Então, é gratificante pelo resultado que você vê. Hoje tem adolescentes que já estão formados, que são empresários e passaram por aqui. Nós temos uma empregabilidade muito alta entre os nossos ex-participantes e isso é muito positivo.”
Periodicamente, os adolescentes juntamente com seus familiares participam de cursos, eventos, seminários, encontros e reuniões sobre diversas temáticas relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida. As capacitações abordam também a geração de renda e proporcionam melhoria no desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, já que jovens de diversos bairros da cidade participam da iniciativa.
O Projeto Florir Toledo é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Toledo (PR), e os aprendizados são desenvolvidos em espaços públicos, tais como praças, o Horto Florestal e o Viveiro Florestal. Um dos compromissos da iniciativa está no embelezamento e a preservação ambiental destes locais.
Para conhecer o projeto, a sede está localizada na Rua Corbélia nº 830, no Jardim Santa Maria. O telefone de contato é o (45) 3379-1588, e e-mail: florirtoledo@toledo.pr.gov.br.