O Brasil possui uma posição muito favorável para a produção de biogás, pois é o maior país tropical do mundo, recebendo durante todo o ano intensa radiação solar, que é a base da produção de biomassa.
Além deste fator, o país possui grande geração de resíduos urbanos e uma agroindústria muito representativa, especialmente composta pela produção de grãos e proteína animal, as quais favorecem enormemente o país a desenvolver tecnologias de energias renováveis e limpas, aproveitando os resíduos (e consequentemente, o biogás) gerados por estas atividades.
Para o aproveitamento desse potencial é importante que o mercado tenha um ambiente regulatório favorável, e que incentive o desenvolvimento do setor. Dessa forma, há, no Brasil, várias fontes de incentivos que auxiliam o desenvolvimento do mercado de energia da biomassa residual, tais como: Plano Nacional de Agroenergia; Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC); o Programa Nacional para a Agricultura Familiar (PRONAF); entre outros. A maioria destes programas preveem incentivos que propiciam créditos diferenciados para inovação e transferência de tecnologia que garantam a sustentabilidade da cadeia produtiva da agroenergia.
O biogás vem se consolidando no Brasil principalmente pela versatilidade de aplicações. No ano de 2016 o setor cresceu 30% e a tendência é de continuar crescendo nos próximos anos. Diferentes fatores têm influenciado neste cenário mais favorável para o crescimento do biogás no Brasil. Entre eles, está a consolidação da geração distribuída pela resolução normativa 482/2012, alterada pela 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que aprimorou as possibilidades de uso do Sistema de Compensação de Energia Elétrica.
Outro avanço importante foi o reconhecimento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, através da resolução nº 685/2017, que permite o uso do biometano proveniente de resíduos agrossilvopastoris, aterros e esgoto para abastecimento veicular e para injeção na rede de gás natural.
Podcast: Play in new window | Download