A participação da energia eólica na matriz elétrica brasileira é de 8,1%, na terceira posição, atrás apenas das hidrelétricas, com 60,4%, e das biomassas, com 9,2%. Considerando todas as fontes, ela foi a segunda com maior crescimento em 2017: 29,62%, superada apenas pelas hidrelétricas.
Os 12,77 GW de capacidade instalada no Brasil estão distribuídos por mais de 500 usinas eólicas espalhadas pelo território nacional. Em relação a 2016, o crescimento foi de quase 19% com a instalação de 79 novos projetos. A potência atual é quase equivalente à da usina hidrelétrica de Itaipu, recordista mundial em geração de energia limpa e renovável.
Em 2017, foram gerados 42,25 TWh (Terawatt-hora) de energia eólica no Brasil. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o número foi 26,5 % superior a 2016. Pela primeira vez, a fonte chegou a atingir dois dígitos na matriz de produção, representando 10% da energia do Brasil em agosto e 11% em setembro, meses que fazem parte da chamada “safra dos ventos”.
De acordo com a ABEEólica, o montante médio gerado pelas eólicas em 2017 foi equivalente ao consumo médio de cerca de 22,4 milhões de residências por mês. No dia 10 de setembro de 2017, nada menos que 70,45% da energia consumida no Nordeste era proveniente das eólicas. Não por menos que a lista de capacidade instalada nacional é liderada por três estados da região: Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. O Rio Grande do Sul aparece em quarto.
Segundo dados da Agência Internacional de Energia, o Brasil foi o sexto país que teve maior incremento de GW gerados pelo vento em 2017: 2,02 GW. O número foi superado apenas por China (19,5 GW), Estados Unidos (7 GW), Alemanha (6,5 GW), Reino Unido (4,2 GW) e Índia (4,1 GW).
Falando em Energia Eólica, ouça também:
- Energia Eólica: os bons ventos da sustentabilidade
- Um pouco de história
- Catullo Branco: o grande percursor da energia eólica no Brasil
- Da Crise do Apagão ao Proinfa
- Capacidade instalada no mundo: salto de 2 GW para 539,5 GW em 27 anos
- No Brasil, preços competitivos e crescimento
- Potencial de 11 “Itaipus” (e pode ser bem maior)
- Ventos que movimentam a economia e geram emprego e renda
- Legislação e os mitos dos impactos ambientais
- Como é produzida?
- Conheça os componentes da Energia Eólica
- E o futuro da Energia Eólica?